O uso das tecnologias na escola no seu inicio foi introduzida através de projetos na qual o uso dos computadores teve duas abordagens: instrucionista e construcionista. Onde o construcionismo possibilita ao educando a aprendizagem dos conteúdos , não sendo necessário apenas a sua acumulação, possibilitando que o aprendiz estabeleça interações no contexto sócio-histórico.
E que as metodologias tradicionais se alinha a abordagem instrucionista, que a transmissão de conhecimento ao educando era pautada nas informações advindas do livro didático e simplesmente com a exposição dos conteúdos.
E o trabalho co projetos requer uma construção dia a dia de cada ser humano como aprendiz e vão se concretizando a partir de um conjunto de atividades que estimulam a busca, o aprender , o querer ser critico.
O trabalho com projeto utilizando as tecnologias contribui para que o educador faça um trabalho no espaço de sala de aula interdisciplinar, criando assim uma nova cultura na escola , ou seja uma nova maneira de se utilizar as mídias das tecnologias e potencializa-las na construção de uma rede de conhecimento.
Isso pode ser levado em consideração, partindo da ideia de que a escola como um espaço privilegiado da produção do saber e do aprender a fazer, constrói pontes entre o conhecimento , valores, crenças , usos e costumes que se beneficiam em prol da transformação.
Assim, a integração de todas as disciplinas no espaço escolar viabiliza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que a apessoa aprende quando estabelece relação com as novas informações do conhecimentos.
O projeto e currículo para os professores provoca algumas inquietações nos docentes juntamente com as exigências das novas tecnologias no âmbito escolar. Assim, o currículo trata -se do conhecimento organizado, sistematizado e aceito socialmente e o projeto contribui para que todo esse conjunto de informações seja estudados e construído pelo educando, partindo de suas experiências.
Enquanto que, o Currículo e ensino estão inter-relacionados , porém depende da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. Por isso, temos a educação voltada para a construção de uma sociedade igualitária e justa que com a integração das tecnologias de informação e comunicação o processo de aprendizagem propicia a construção e identificação das dificuldades dos educandos e também seus avanços ao longo do processo educacional.
A mudança para aprender deve partir de cada um , pois só se pode aprender quando cada um busca o seu próprio conhecimento
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