Ao se falar das tecnologias de informação no cotidiano escolar é de fundamental importância perceber que tais tecnologias provoca transformações significativas no processo de ensino e aprendizagem .
E o maior desafio do sistema educacional é inserir estes conhecimentos de tecnologia e informação e comunicação na educação , dando oportunidade de que o aluno tenha capacidade de resolver problemas da vida e do trabalho.
Com a inclusão da informática na sociedade contemporânea, se insere no processo educacional uma nova forma de aprendizagem ou seja, o letramento ou alfabetização tecnológica, porém isso tudo faz parte do processo educacional , que exige aprender continuamente durante toda a vida.
Ter acesso as tecnologias é fato que toda a sociedade já possui, todavia, saber buscar tais informações nas mas diversificadas fontes e seleciona-las para que realmente adquira conhecimentos significativos.
O professor diante das novas demandas sociais precisa ser um pesquisador dos vários saberes, devido a complexidade social que as novas tecnologias requer, pois é necessário que o educador tenha domínio do conteúdo da sua área, entenda o processo de aprendizagem dos alunos para que possa ensinar e criar situações que favoreça o aluno a encontrar sentido par aquilo que se está aprendendo com as novas tecnologias que estão disponíveis no espaço escolar.
O professor pode usar a Tecnologia da Informática nas situações didáticas do processo de aprendizagem dentro do seu conteúdo, podendo assim mostrar ao educando que se pode aprender das mais variadas formas.
Podendo avaliar-se através do leque de possibilidade, consciente sobre como ensinar e aprender nas situações inovadoras do processo educacional que precisa ser continuo no aprender a aprender diante dos fatores que podem estimular essa aprendizagem.
Também é preciso pensar que a formação do individuo não pode mais ser pensada como algo que acontece somente no âmbito da escola, ela se estende por toda a vida e por todas as ações que são desenvolvidas .
As tecnologias são de extrema importância, porém é fundamental que se saiba utiliza-las, e exige um olhar mais abrangente, no envolvimento das novas forma de ensinar, aprender, representando o conhecimento.
Assim , compreender as potencialidades da tecnologia , usufruindo-as dentro das contribuições que a tecnologia oferece pensando-se na melhor forma de ensinar e a capacidade de ler e escrever e interpretar o mundo. O aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista requer que os professores desenvolvam novas competências para o aprendiz .
O papel do professor é fundamental para o processo de aprendizagem, pois o mesmo precisa aprender não apenas a operacionalizar os recursos tecnológicos que exitem na escola, mas sim é preciso conhecer, o que o mesmo pode oferecer diante das transformações que pode ocorre de forma significativa para o aluno.
E trabalhar as tecnologia por meio de projeto, favorece o aprendizado e o educando aprende fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário